Notícias - Homens recebem orientações de prevenção ao câncer de próstata

27/11/2017

O exame de próstata é alvo frequente de muitas dúvidas. Talvez por ainda ser considerado um tabu para os homens, eles não falem sobre o assunto tanto quanto deveriam, o que acaba deixando diversas indagações “no ar” e sem resposta. 


Pensando nisso, e ainda utilizando o novembro azul para conscientizar a população masculina do município sobre o perigo do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma palestra – por meio da profissional, Lucimar, aos homens no Centro de Valorização da Mulher (VC-Mulher), no Setor Residencial Girassóis.


Alguns acompanhados das esposas assistiram a palestra de orientação e tirou dúvidas sobre o temido exame. Na oportunidade, Lucimar, orientou a importância de realizar o exame aos homens com mais de 45 anos, “o exame de próstata sem toque retal pode ser feito com a realização de um exame de sangue chamado PSA ou um outro exame que é a ultrassonografia pélvica. No entanto, em caso de suspeita de câncer o médico pode indicar uma biópsia da próstata, que só pode ser realizada através do toque retal”, explicou a profissional.