Notícias - Projeto Olhar Goianira oferece consultas gratuitas para crianças ao oftalmologista

16/05/2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Programa Saúde na ESCOLA (PSE), criou o Projeto Olhar Goianira, para oferecer consultas gratuitas com ajuda de parceiros a crianças e adolescentes carentes do município.

No último sábado, 12, foi realizada a primeira ação onde 100 crianças foram atendidas na Unidade Básica de Saúde – Pedro de Paula Ramos, no Setor Porto Seguro.

De acordo com a coordenadora do Programa e Projeto, Mirian Rodrigues, foi executada uma triagem em todas as escolas municipais e estaduais neste primeiro semestre na acuidade visual dos estudantes, “visitamos todas as unidades, diante de alguma dificuldade visual constatada na triagem, encaminhamos o aluno para a consulta”, explicou Mirian.

A coordenadora falou do objetivo e importância do Projeto, “a gente pegou alguns problemas no início, o que vamos conseguir prevenir algo que pode ser irreversível. Estamos preocupados com todos, principalmente aos que não tem condição de pagar por consulta e óculos”.

Diante da necessidade das crianças, o Governo Municipal buscou apoio de parceiros como a Deputada Estadual, Eliane Pinheiro, o Hospital dos Olhos Vila Nova, que disponibilizou os oftalmologistas e a empresa Só Ótica de Goiânia, que oferecerá as peças de óculos.

“Agradecemos a todos os parceiros e os colaboradores da saúde, foi uma determinação e busca de apoio do prefeito Carlos Alberto, pensando na população que precisa dessa atenção”, pontuou, Sônia Martins, secretária de saúde.

As 100 primeiras consultas são oriundas de estudantes das escolas municipais: Lazara Maria da Costa, Chico Martins, Vó Benta, Melchior Braga Costa, Odilon Santos e Jardim Imperial; Escolas Estaduais: São Geraldo, Padre Pelagio e José Rodrigues Naves.