Notícias - Programa Saúde na Escola leva palestra contra bullying às escolas municipais

09/08/2018

A escola é o local mais suscetível à prática de bullying, infelizmente. As crianças e os jovens, por estarem em fase de formação, também vivenciam necessidade de autoafirmação e, às vezes, não estão acostumados a conviver com diferenças. Pode vir daí a origem dessas práticas inaceitáveis de discriminação e superioridade.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), estão realizando palestras contra a prática de ações de bullying nas escolas de Goianira, através do Programa Saúde na Escola (PSE).

Coordenado pela enfermeira, Mirian Rodrigues, o programa está levando psicólogos para bater um papo com as crianças e desmistificar ações negativas entre crianças e adolescentes no meio escolar, “é um problema crônico na escola. Não surgiu ontem nem será eliminado amanhã. Como, então, conviver com essa prática e minimizar seus efeitos dentro do ambiente escolar?”, exclamou, Mirian.

“É fundamental combater essa prática diariamente: ações de conscientização que abordem a necessidade de derrubar preconceitos, incentivar a cooperação e trabalhar para criar uma cultura de paz que envolvam família e escola podem ser boas soluções para lidar com esse problema crônico”, diz a psicóloga Dra. Evany Pires.

Texto: Vinycius Ferreira / Assessoria de Comunicação (ASCOM)