Notícias - Dia D da campanha de vacinação antirrábica nas 14 UBS de Goianira

19/10/2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, em Goianira. A ação ocorreu durante todo o dia em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O lançamento da campanha aconteceu na unidade Anderson José de Paula, no Setor Padre Pelagio, pelas mãos do prefeito Carlos Alberto Andrade, que vacinou os primeiros animais de estimação.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sônia Martins, a campanha tem o importante objetivo de prevenir casos de raiva no município, “é preciso que a população leve os seus bichos de estimação, gatos e cachorros, para que sejam imunizados – para proteger não só os animais, mas toda a família e a comunidade”, afirmou.

A raiva é transmitida através da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, pela mordedura e mais raramente pela lambida em feridas abertas, mucosas ou por arranhões, com letalidade próxima a 100%.

Quem ainda não vacinou seu animal de estimação pode procurar a UBS mais próxima de casa, a partir desta segunda-feira, das 8h às 17h.

Estiveram presentes também a secretária de saúde, Sônia Martins, presidente da Câmara, Katia Tourinho e a coordenadora da SMS, Laete Silva.