Goianira é a terceira cidade da região metropolitana a implantar a Meia Tarifa no transporte coletivo

Solução entrará em vigor neste sábado (10) e a passagem passa a custar R$ 2,15 para circulação interna no município

Folder_A3_Meia_Tarifa_Goianira_leitura.pdf

A partir deste sábado, dia 10, o município de Goianira, na região metropolitana de Goiânia, passa a oferecer o benefício da Meia Tarifa no transporte público coletivo, um benefício social no valor de R$ 2,15 destinado à população usuária das linhas alimentadoras locais. A cidade é a terceira a ser contemplada com o serviço no sistema de transporte público, implantado como projeto piloto em Senador Canedo no dia 17 de setembro deste ano. Na sequência, foi a cidade de Nerópolis quem recebeu a Meia Tarifa, sendo implantado em 26 de novembro deste ano.

Atualmente, os moradores de Goianira pagam passagem no valor de R$ 4,30 para utilizar o sistema de transporte público dentro da própria cidade. A partir de deste sábado, o valor passará a ser de R$ 2,15 para circular internamente no município. Serão 3 linhas beneficiadas na implantação da Meia Tarifa.

Mudança no embarque

A partir de agora, o Terminal Goianira será aberto para embarque nas linhas alimentadoras, ou seja, sem linhas de bloqueio e sem catracas para acesso. O embarque deverá ser realizado pela porta da frente do veículo, fazendo uso do Bilhete Único.

Para embarque na linha (BRT Anhanguera) com destino a Goiânia, o acesso ao ônibus será feito por meio de pagamento “pré-embarque” e o acesso se dará à uma área própria, segregada para os ônibus articulados. Ou seja, os embarques dos ônibus da linha do BRT Anhanguera não mudarão para a porta dianteira e sim continuarão pela porta traseira (extensão para Goianira).

Este novo modelo de atendimento proporciona uma mudança de cultura de uso do terminal, já implantado em várias cidades do país, a exemplo de Senador Canedo, Nerópolis e outras cidades como São Paulo e sua região metropolitana.

Como vai funcionar

Qualquer morador de Goianira, ao embarcar no ônibus, vai pagar apenas R$ 2,15 para circular dentro da própria cidade, sendo, assim, efetivamente contemplada com o benefício da Meia Tarifa. Caso o morador precise ir até o terminal para fazer a integração, pegar uma outra linha que sai do terminal com destino a Caturaí ou Brazabrantes, por exemplo, ele vai acessar diretamente o ônibus pela porta da frente e, nele, fazer a validação do seu Cartão Bilhete Único. Neste momento, será preciso pagar mais R$ 2,15 de complemento para seguir a viagem. Para aquelas pessoas que tem destino a Goiânia, também deverá pagar o complemento, porém a validação do seu cartão Bilhete Único será em uma área própria, segregada para os ônibus articulados. Ou seja, os embarques dos ônibus da linha do BRT Anhanguera não mudarão para a porta dianteira e sim continuarão pela porta traseira (extensão para Goianira).

Com este novo modelo de embarque, feito pela porta da frente dos veículos, é importante que os usuários do transporte coletivo respeitem a ordem de chegada e a formação da fila para o embarque.

A expectativa é que, com a nova modalidade, a população de Goianira possa utilizar o sistema de transporte público coletivo com mais frequência, fazendo uso do ônibus e do benefício da Meia Tarifa para resolver suas atividades sociais cotidianamente dentro da própria cidade.

Linhas beneficiadas com o Meia- Tarifa em Goianira

Melhorias no serviço de transporte público coletivo em Goianira

As três linhas contempladas com a Meia Tarifa passarão por melhorias no seu atendimento, com a colocação de mais 1 ônibus e a inserção de mais 28 viagens na programação atual de viagens. Com a melhoria na oferta de viagens também foi possível melhorar a frequência horária das linhas.

Quando usar o Bilhete Único

O Bilhete Único será utilizado para que o usuário pague a Meia Tarifa local (faça suas viagens internas), assim como para viabilizar, quando for o caso, o acesso ao segundo trecho e pagamento da segunda meia tarifa. O passageiro poderá usar o Bilhete Único como benefício, por um período de até 2h30, contando a partir da sua primeira validação – sua origem.

Confira alguns exemplos práticos de viagens com a chegada da Meia Tarifa à cidade de Goianira. Importante observar ao valor pago a cada embarque.

Exemplo 1

Saindo do Setor Serra Dourado indo até a Prefeitura de Goianira.

• Embarque no ponto 7087 (R$ 2,15), até a Prefeitura de Goianira.

Exemplo 2

Saindo do Setor Montreal em Goianira indo até o Shopping Passeio das Águas, em Goiânia.

• 1º Embarque no ponto 7080 (R$ 2,15), até o Terminal Goianira.
  • 2º Embarque no Terminal Goianira (R$ 2,15), até o T. Padre Pelágio em Goiânia.
  • 3º Embarque no T. Padre Pelágio (R$ 0,00), até o Shopping Passeio das Águas.

Exemplo 3

Saindo do Shopping Passeio das Águas em Goiânia indo até o Setor Montreal, em Goianira.

• 1º Embarque no ponto 6905 (R$ 4,30), até o Terminal Padre Pelágio.
  • 2º Embarque no Terminal Padre Pelágio (R$ 0,00), até o Terminal Goianira.
  • 3º Embarque no Terminal Goianira (R$ 0,00), até o Setor Montreal em Goianira.